quarta-feira, 7 de julho de 2010

Marketing ... Como lançar um produto no mercado?

E ai galera ..
Hoje o post é sobre como lançar um produto no mercado ...
Eu, que recentemente acabo de me formar, sei o trabalhão que da para lançar um produto ou serviço em quaisquer mercado que seja ...
Meu trabalho de conclusão do curso de Propaganda e Marketing na faculdade foi tenso o suficiente para que eu pudesse perceber as inúmeras tarefas e dificuldades encontradas quando o assunto é colocar + um produto ou serviço no mercado ...
Nesta semana, discutindo aqui no trabalho o posicionamento e apelos de um produto que criamos para redundância de links de internet, eu e uma amiga de trabalho acabamos por encontrar um interessante guia de como realizar tal projeto ... dentro do site do Sebrae/SP ...
Claro, é bem resumido além de apenas lhe dizer o que fazer, por etapas ... e vou contar, o buraco é muito mais profundo do que se pode imaginar ...
Para que todos tenham uma idéia, fiquei cerca de um ano inteiro realizando estudos, pesquisas, intenções, elaborando todo um planejamento de marketing, mídia, financeiro, enfim ... uma badalhoka dos infernos para poder lançar o tal "produto" na faculdade ...
Isso num grupo de 7 pessoas ...
Stress máximo! ... Mas faz parte né ...
Seguem abaixo os tópicos encontrados no site do Sebrae/SP e que podem ajudar vc que esta querendo lançar um produto ou serviço novo e não sabe como iniciar todo o processo ...
Ta bom NettoNews, mais e ai ... esse post mostra o que fazer e não COMO fazer!
Sim, EURECA!
O "como" custa caro meus caros ...
Anos de estudo ...
Mesmo assim, caso vc que esta ai lendo este post precisar de mais detalhes sobre o assunto, sinta-se a vontade para comentar e solicitar um help ok?
É o que faço, é o que amo!
Abzzz e Bjosss ...
Vejo vcs no próximo post ...
#foiembora

O lançamento de um produto no mercado está dividido em 3 fases. Cada uma das fases deve ser meticulosamente estudada, analisada e completada com muito critério, pois elas se interligam. Se uma delas não for criteriosamente executada, o lançamento do produto no mercado estará seriamente comprometido.

De forma bem simples, seguem abaixo os itens que devem ser executados:

Fase 1 - Idealização
1.1- Pensar estrategicamente qual o mercado que deverá ser atingido e de que forma.
1.2- Pensar quais benefícios o produto estará proporcionando aos consumidores.
1.3- Qual a principal promessa do produto?
1.4- Como comunicá-la?
1.5- Quais resultados esperados a curto, médio e longo prazos?
Fase 2 - Desenvolvimento
2.1- Elaborar um Plano de Marketing com todos os detalhes possíveis, abordando o esquema de vendas e prevendo o nível de aceitação do produto no mercado.
2.2- Tempo ideal.
2.3- Qual o ciclo de vida do produto neste mercado?
Fase 3 - Lançamento
3.1- Treinar a equipe de vendas.
3.2- Vender para a equipe de vendas.
3.3- Vender para o intermediário (varejo/atacado).
3.4- Vender para o consumidor final.
3.5- Fazer com que todos recomprem sempre o produto.
Durante a fase de DESENVOLVIMENTO, o Plano de Marketing deve responder as questões abaixo:
Distribuição
a) Que tipo de canais de distribuição devemos usar?
b) Qual o número de canais de cada tipo que devemos usar (por segmento de mercado)?
c) Quanto devemos investir em desenvolvimento e controle dos canais de distribuição?
d) Como será feita a distribuição física dos produtos (transporte, estocagem, armazéns - número, localização e tamanho)?
Promoção de Vendas
a) Quanto deve ser investido em promoção?
b) Qual deve ser a estratégia promocional básica?
c) Que tipo de assistência de propaganda e promoção de vendas deve ser dado aos distribuidores?
d) Quais serão as mensagens, temática, argumentação?
e) Como a promoção deve ser programada em função do tempo?
f) Que incentivos e instrumentos adicionais vamos utilizar para o lançamento?
Propaganda
a) Quanto deve ser investido em propaganda?
b) Que veículos (mídia) devem ser usados?
c) Em que proporção?
d) Com que intensidade e freqüência?
e) Qual deve ser a programação (tempo) da propaganda após o lançamento?
Publicidade
a) Que eventos utilizaremos para conseguir publicidade?
b) Com que veículos (público/imprensa) manteremos contato?
c) Quais os meios que utilizaremos (assessoria de imprensa/relações públicas)?
Vendas Pessoais
a) Qual deve ser o tamanho da força de vendas?
b) Como ela deverá estar organizada: por território geográfico, por produto ou por tipo de cliente?
c) Como deve ser delimitado o território em termos de tamanho e força?
d) Como será feito o recrutamento e seleção dos vendedores?
e) Treinamento? Remuneração? Motivação? f) Como serão supervisionados, avaliados e controlados?

2 comentários:

Tatiane Port disse...

Boa tarde ! :) Estou num grupo da faculdade onde estamos fazendo um trabalho de marketing que é a criação de um produto.
Pois é ! :) Estou com a parte de ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS, COMPETITIVIDADE, CONCORRENTES DIRETOS E INDIRETOS e não sei por onde começar! Estou perdida ! ;/

Netto disse...

Tatiane...

Sou formado em comunicação (PMK) pela UNIP e passei pelas mesmas incertezas que vc...

Recomendo que comece por comprar o livro ADM em MKT ( http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4259796 ) que é a biblia do mkt e vai lhe orientar em mtas decisões em sua carreira profissional...

Recomendo tbém o SEBRAE, entidade a qual fiz inúmeras pesquisas qdo precisei de um norte para iniciar tais planejamentos, exatamente como vc neste momento...

Boa sorte!

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